22 de agosto de 2011 as 21:25 / Geral

Água tratada no interior de Lagoa dos Três Cantos

A Secretaria Municipal da Saúde e Ação Social de Lagoa dos Três Cantos, através da Vigilância Sanitária, iniciou o tratamento da água de 04 dos 15 poços tubulares que abastecem as comunidades do interior de Lagoa dos Três Cantos. Os equipamentos que irão fazer o processo foram instalados nos dois poços da Linha São Paulo, nas Linhas Kronenthal e Colorado, beneficiando aproximadamente 60 famílias.

O início do tratamento é um trabalho que já vem sendo discutido em todas as comunidades abastecidas pelos poços tubulares comunitários. As reuniões iniciaram no ano passado, onde foi delegada à Prefeitura a administração dos poços, cabendo ao munícipe informar o consumo mensal e fazer o pagamento no Sicredi até o dia 05 de cada mês.

O investimento total com a implantação dos quatro sistemas de tratamento chega próximo dos R$ 7.600,00, recursos estes da Vigilância Sanitária. Além do equipamento, o serviço também conta com a manutenção mensal e o fornecimento de relatórios contendo as análises, limpeza de caixas e fornecimento dos produtos a serem utilizados.

Um dos pontos importantes do tratamento é que, além do cloro, também será feita a dosagem de flúor na água, atitude recomendada, não só pelo Ministério da Saúde, mas também pelos órgãos ligados à saúde bucal.

O início do tratamento de água no interior é um passo para que 100% das comunidades três-cantenses tenham o líquido de qualidade e próprio para o consumo humano, pois, análises feitas atualmente demonstram que os poços possuem algum tipo de contaminação.

O tratamento é obrigatório e está na Portaria 518/2004, do Ministério da Saúde.