27 de julho de 2011 as 22:27 / Educação

Formação Continuada reuniu profissionais da educação para oficinas

Nos dias 21 e 22 de julho realizou-se a seqüência de trabalhos do Programa de Formação Continuada dos profissionais da educação de Lagoa dos Três Cantos com oficinas pedagógicas ministradas por professores da Base 10 de Porto Alegre. As oficinas foram aplicadas tanto para os professores da rede municipal, como os da rede estadual, envolvendo todos os profissionais do ensino. Foram elas:

* Oficina de Linguagem – Abordando as múltiplas linguagens e educando os sentidos (a alfabetização pelos sentidos)

* Oficina de Literatura Infantil – Trabalhando com lendas, parlendas, adivinhas, contos de fadas, fábulas e parábolas (diferenciação de atividades com leitura e escrita)

* Oficina de Blocos Lógicos – Com atividades visando facilitar ao professor o trabalho com blocos lógicos: atividades lúdicas de desenho, construção, classificação, seqüencia e seriação.

* Oficina de Matemática – A base de material dourado, a construção do número com o material dourado.

Segundo a Secretária Municipal de Educação Claudete Borghetti, os educadores consideraram as oficinas pedagógicas excelentes, pelo fato de que todo o trabalho foi com pouca teoria e muita prática, onde o professor realizou as atividades propostas, aprendendo como proceder com seus alunos em sala de aula na hora de aplicar o trabalho. "Uma nova etapa será realizada, desta vez, com a participação dos profissionais que forem aprovados no concurso", declarou Claudete. "Todo o curso foi desenvolvido em sala de aula por ser o ambiente de trabalho do professor", observou. Claudete informou ainda que a volta ás aulas será nesta segunda-feira, dia 1º de agosto com o transporte escolar seguindo o mesmo roteiro que foi realizado no 1º semestre. Ela aproveitou para desejar a todos os alunos boa sorte nos estudos.