12 de julho de 2011 as 12:07 / Saúde

Lagoa dos Três Cantos realiza 3ª Conferência Municipal de Saúde

O município de Lagoa dos Três Cantos realizou nesta segunda-feira, 11, a 3ª Conferência Municipal da Saúde. O encontro coordenado pela equipe da Secretaria de Saúde e assistência social aconteceu no Clube da Sociedade Recreativa Sempre Unidos, reunindo usuários e gestores públicos.

Cerca de 80 pessoas participaram das discussões baseadas no tema "Todos Usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro", onde houve a apresentação de um histórico sobre a evolução dos serviços oferecidos à comunidade, desde a ampliação do prédio, bem como a gama de serviços oferecidos que vai da consulta ao exame com a tecnologia do telemedicina.

Conforme a Secretária de Saúde Clarice Port, a reunião foi proveitosa para a comunidade, pois várias dúvidas sobre a abrangência do SUS foram esclarecidas, uma vez que o Sistema Único de Saúde não atua só no atendimento ao pacientes, mas também na fiscalização por meio da Vigilância Sanitária do SUS na qualidade da água aos cidadãos, na qualidade dos alimentos que são fiscalizados pela ANVISA, entre outros.

O Vice-Prefeito em Exercício Dionísio Pedro Wagner ressaltou a evolução dos serviços oferecidos aos munícipes pela equipe local de saúde, segundo ele, fruto de muito trabalho e dedicação dos profissionais que atuam na pasta, das administrações passadas e atual que empreenderam esforços e lutam ainda hoje para atender as necessidades em termos de atendimento e encaminhamento dos pacientes três-cantenses. "Na avaliação da comunidade sobre o nosso trabalho, vimos que as pessoas estão satisfeitas, os pleitos são exatamente no que se refere a parte do estado ou da união", revelou.

Ao final da conferência foram eleitos os Delegados que participarão da Conferência Estadual em sua 6ª edição a ser realizada de 1º a 4 de setembro em Tramandaí: Iara Hartmann representando os usuários e Joseane Hoose pelos Prestadores de Serviços.

A Conferência Municipal de Saúde é o momento de participação da comunidade na definição da política de saúde, que reúne usuários, gestores, prestadores de serviços e profissionais da saúde, para avaliar as condições e propor novas diretrizes na área da saúde pública.