16 de junho de 2011 as 21:45 / Saúde

Ernor Weber participa de encontro de prefeitos e secretários de saúde para debater a importância da

Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde, representantes de 18 municípios do estado, puderam conhecer mais e esclarecer dúvidas a respeito vacina contra o HPV – sigla do vírus Papilomavírus Humano, que causa o câncer do colo de útero – em um encontro organizado pelo Deputado Pedro Westphalen, nesta segunda-feira (13), na Assembléia Legislativa.

Na oportunidade, representantes do laboratório britânico Glaxo Smith Kline (GSK) apresentaram às lideranças municipais a importância e as vantagens da vacinação na prevenção da doença.

Ao dar início ao encontro, Westphalen ressaltou a relevância do tema, que conhece de perto devido à sua área de atuação na medicina. "Sou ginecologista e cansei de realizar cirurgias e ver mulheres morrendo em função do câncer do colo do útero, por isso agradeço a atenção que todos vocês estão demonstrando vindo até aqui, ouvindo e buscando uma nova alternativa de saúde para seus municípios.", declarou.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, 500 mil mulheres em todo mundo sofrem de câncer de colo do útero e pelo menos 250 mil morrem. No Brasil, a doença é a segunda maior causa por morte de câncer entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Com a vacinação, que é aplicada em três doses, é possível atingir 100% de eficácia contra os tipos mais comuns de HPV causadores de câncer. A bula da medicação, aprovada pela Anvisa, reconhece a segurança e imunogenicidade da vacina contra o vírus do HPV ontogênico, em mulheres de 10 a 55 anos. A época ideal para aplicação da vacina – que é indicada para mulheres de 10 a 25 anos – é antes da menina iniciar sua vida sexual, por volta dos 13 anos.

De acordo com o representante da GSK, Paulo César Leno, a inclusão da vacina no sistema público de saúde é a única possibilidade de levá-la a todos os grupos de mulheres, incluindo as pertencentes às classes mais baixas, e várias prefeituras brasileiras já adquiriram as doses necessárias e iniciaram campanhas de vacinação em nível municipal. O Ministério da Saúde estuda sua distribuição gratuita desde de 2006, mas ainda não há previsão de disponibilizá- la no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o Prefeito de Lagoa dos Três Cantos Ernor Weber, o engajamento dos prefeitos e secretários de saúde é decisivo na prevenção e erradicação da doença. "Ressalto o caráter de vanguarda desse projeto das prefeituras de buscarem elas mesmas a prevenção do HPV para suas comunidades. Acredito que é perfeitamente possível, numa ação pública sanitária, erradicar essa doença, e acredito que os municípios devem iniciar esse movimento", disse Ernor.

Ao final da palestra com os representantes do GSK, os prefeitos agradeceram a iniciativa do parlamentar e muitos sinalizaram seu interesse em iniciar estudos para verificar a viabilidade de levar a vacinação para suas cidades.

Estiveram presentes no encontro representantes dos municípios de: Mato Queimado, Nova Santa Rita, Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Ibirubá, Carazinho, Mostardas, Bossoroca, Panambí, Chapada, Sarandi, Jóia, São Jerônimo, Cambará do Sul, São Luiz Gonzaga, Guarani das Missões, Victor Graeff e Boa Vista do Incra.