22 de abril de 2011 as 16:41 / Educação

Claudete Borghetti participa do 22º Fórum dos Secretários Municipais de Educação do Estado

Nos dias 12 e 13 de abril, as Secretarias de Educação da maioria dos municípios do estado, entre eles Lagoa dos Três Cantos, através da Secretária Claudete Borghetti, estiveram presentes no 22º Fórum das Secretarias Municipais de Educação do Rio Grande do Sul que ocorreu no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. O evento foi organizado pela FAMURS e UNDIME/RS, contou com diversos palestrantes de grande relevância na área da educação como: Mariza Abreu, Dacy Santos, Alessandra Schneider, Ester Pillar Grossi, Zuleika de Felice Murrie, Sônia Bolzano, o Secretário de Estado de Educação José Clovis de Azevedo, entre outros.

Diversos assuntos estiveram na pauta de discussão: a Gestão da Educação Infantil, Qualidade no Ensino Fundamental, a Jornada Escolar e a Qualificação dos Diretores, Regime de Colaboração entre os Municípios, o Estado e a União, as Relações Institucionais e Metas do novo Plano Nacional de Educação -PNE – 2011-2020 que foi a temática principal do Fórum, onde a partir do evento, os municípios terão que discutir e elaborar seus Planos ou rever suas metas.

Na abertura dos trabalhos, o Secretário de Educação do Estado José Clovis Azevedo ressaltou a necessidade de elaboração de políticas públicas educacionais de Estado, independente do partido que está no poder. "Precisamos ter a disposição para trabalhar juntos, articulando nossas competências, precisamos pensar a Educação para além dos governos", enfatizou Azevedo. Ele defendeu também a qualidade social da Educação e a renovação do currículo escolar.

Durante o Fórum, os participantes discutiram as estratégias para alcançar as 20 metas do novo PNE, entre elas destacam-se:

• universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de quatro e cinco anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até três anos.
  • universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda população de seis a quatorze anos.
  • Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade.
  • Oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de Educação Básica
  • Duplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta.
  • Ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.