18 de abril de 2011 as 22:16 / Geral

Internet banda larga: um projeto nacional

Em palestra na Ferasul, quarta-feira da semana passada, dia 13 de abril, para políticos e empresários gaúchos, o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo anunciou um novo aporte de recursos para garantir a implantação do Plano Nacional de Banda Larga, que objetiva o acesso à internet de alta velocidade. Os recursos poderão vir do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações – Fust – e o governo admite subsidiar os custos da banda larga de 1 megabit por segundo a R$ 35,00 mensais, se ficar comprovado que a prestação do serviço gera déficit para as empresas.

Técnicos do ministério e do governo gaúcho concluíram que no estado é necessário construir 900 quilômetros de fibra óptica para viabilizar o plano, num investimento calculado entre R$ 15 e R$ 25 milhões.

Lagoa dos Três Cantos esteve representada no evento pelo Prefeito Ernor Weber, Vice-Prefeito Dionísio Pedro Wagner, o Assessor da Prefeitura Municipal Edio Schrader que estiveram acompanhados pelo Secretário Executivo da AMAJA e COMAJA João Schemmer.

Os três-cantenses têm um projeto construído em parceria com a Telebrás, estatal responsável pelo Plano Nacional de Banda Larga, que está na fase de implantação e que servirá de modelo para o país na disponibilização de internet de qualidade às residências.

Conforme o Prefeito Ernor, o Ministro Paulo Bernardo recebeu em mãos o projeto de Lagoa dos Três Cantos e sabe que a região da AMAJA está mobilizada na viabilização da banda larga em todos os municípios a partir do engajamento dos governos federal, estadual, municipal e empresas afins.