07 de abril de 2011 as 22:28 / Geral

Ernor e Mugui realizam maratona de reuniões na capital

Uma viagem muito produtiva à capital gaúcha do Prefeito de Lagoa dos Três Cantos Ernor Weber e seu Assessor Edio Schrader, o Mugui, nos dias 30 e 31 de março resultou em encaminhamentos de projetos contemplando os mais diferentes setores da sociedade, bem como modernização da gestão pública.

Cumprindo agenda de reuniões e audiências, os três-cantenses estiveram no Campus do Vale da UFRGS, Centro de Empreendimentos em Informática, em que o assunto foi Telessaúde, pois há uma proposta de viabilizar ações integradas junto a AMAJA, visando soluções em Telemedicina e qualificação profissional.

Na PUC, o assunto foi a celebração de um convênio com a Associação dos Municípios do Alto Jacuí – AMAJA -, viabilizando estudos e pesquisas voltadas ao desenvolvimento de programas e projetos para os municípios da região.

Já na Procergs, em audiência com o Presidente Carlston Aquistapasse, os representantes do executivo três-cantense acompanhados de lideranças da AMAJA, abordaram a questão da Modernização da Gestão Pública e Serviços Sociais Básicos, buscando apoio institucional e futuros convênios na área de "Governo Eletrônico". Registra-se a participação especial no encontro dos Senhores Gerson Barrey, Diretor de Inclusão Digital da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e do Engenheiro Jader Ligorio Rodrigues, Assessor de Inclusão Digital e Telecomunicações da Diretoria de Inclusão no estado.

No final da série de audiências, uma notícia excelente da Secretaria de Estado da Educação que, considerando o Projeto Digitallagune  – Lagoa dos Três Cantos Digital -, a Diretora de Logística da referida secretaria Ana Cláudia anunciou a implantação do Projeto UCA – "Um Computador para cada Aluno" – na Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim José da Silva Xavier, acompanhando o projeto implantado na escola municipal Dona Leopoldina, somando com objetivo do Governo Federal, agora em parceria com o Governo Estadual e Municipal.

Segundo a Diretora do educandário três-cantense Eliana Artmann, toda a comunidade escolar ficou muito feliz com a novidade. "Lagoa dos Três Cantos está na dianteira e pensando na modernização do ensino, razão pela qual serviremos de modelo, pela a importância de um novo sistema educacional para a formação da sociedade sustentável, e tudo começa pela capacitação dos Professores da Rede de Ensino em todos os níveis". Observou.

O Diretor de Comunicação do Palácio Piratini, Dr. Gerson Barrey que contribuiu muito neste processo, afirmou sua luta em favor da Inclusão Digital destacando o projeto de Lagoa dos Três Cantos, com a Escola Dona Leopoldina já contemplada pelo MEC, cujos computadores foram apresentados aos alunos da rede municipal no dia 18 de março por ocasião da abertura da 10ª Lagoa Fest, em comemoração aos 19 anos do município.