29 de dezembro de 2010 as 11:45 / Geral

Administração avalia 2010 em programa de rádio

Na manhã desta quarta-feira, dia 29 de dezembro a Administração Municipal de Lagoa dos Três Cantos fez uma avaliação dos trabalhos realizados nas mais diversas secretarias e departamentos no ano que está por findar. A retrospectiva foi feita no Programa Realidade que vai ao ar de segunda a sexta das 7h30min às 10h30min pela Rádio Cultura AM de Tapera,

Os Secretários Alex Ricardo Weber, da Administração, Fazenda e Planejamento, Avelino da Silva, das Obras, Viação e Serviços Urbanos, Roque Elói Fath, da Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente, Claudete Borghetti, da Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Clarice Port, da Saúde e Ação Social, bem como os Diretores Marcos Schú, do Desporto e Lazer, José Ilário Horn, da Cultura e Clecilde Junges pela Assistência Social juntamente com o Prefeito Ernor Weber e o Vice Dionísio Pedro Wagner explanaram as ações e projetos realizados em 2010.

Saúde e Assistência Social

Secretária de Saúde Clarice Port revelou que a prioridade em sua pasta em 2010 foi a realização de ações direcionadas a prevenção com desenvolvimento de programas como Saúde da Mulher, onde foram realizados exames de mamografia, exames preventivos de Diabetes e de Próstata, além da continuidade dos programas de Tele Medicina, Tele Saúde, entre outros. Clarice ressaltou que para 2011 novos projetos deverão ser desenvolvidos.

A Diretora de Assistência Social Clecilde Junges relatou as atividades no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS – que foi criado em 2010, onde os primeiros passos foram no sentido da criação das oficinas para jovens estudantes, que são de artesanato, música, esporte, entre outros, sempre no turno inverso ao período de aula, com atenção especial às pessoas da terceira idade e a regularização do Programa Bolsa Família, onde mensalmente é alimentado o banco de informações para a continuidade do programa que é mantido pelo governo federal. No ano por vir, uma das novidades será o trabalho com as gestantes

Meio Ambiente

O Engenheiro Florestal Nelson Nicolodi falou dos trabalhos voltados à questão ambiental, onde um projeto integrando de Meio Ambiente foi aprovado em 4 municípios que fazem parte da comarca de Tapera – Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Selbach, e Colorado – com ações padronizadas, onde o produtor que aderir, terá os benefícios de prazos já anunciados pelo Ministério Publico, para a adequação e regularização à Lei de Meio Ambiente. O referido projeto já é considerado referência no Brasil.

Agricultura

O Secretário da Agricultura Roque Fath trouxe informações sobre os mais variados incentivos que a Administração repassa aos produtores – aves, suínos e leite – amparados em lei aprovada pela Câmara de Vereadores e com o respaldo do Tribunal de Contas do Estado.

Obras

O Secretário de Obras Avelino da Silva trouxe o relato dos trabalhos realizados por cada máquina de sua frota e do material utilizado em obras durante o ano que está findando. Ele ressaltou que para 2011 a expectativa é de continuar o bom atendimento ao munícipe.

Educação

A Secretária de Educação Claudete Borghetti falou dos projetos desenvolvidos pela sua pasta junto aos educandários do município, dos convênios e das parcerias com Programas como "A União Faz a Vida" mantido pelo Sicredi, apoiado pela Cotrijal e o "Escola no Campo" desenvolvido pela Cotrijal, falou ainda da criação do Conselho Municipal de Educação. Ela esteve acompanhada da Diretora da EMEI Rinha Claidir Pilger, da EMEF Dona Leopoldina de Linha Glória Ires Fath, Diretor de Cultura José Ilário Horn e Diretor de Esportes Marcos Schu que trouxeram informações sobre as principais atividades desenvolvidas no ano em cada setor.

Administração, Fazenda e Planejamento

O Secretário da Administração, Fazenda e Planejamento Alex Weber falou sobre a Reforma Administrativa que será implantada no município em 2011 e um concurso que será realizado para preenchimento de vagas na Prefeitura três-cantense, bem como projetos que foram desenvolvidos na Administração Municipal.

Vice-Prefeito

O Vice-Prefeito Dionísio Wagner trouxe informações sobre sua atuação, onde ele deu suporte para os secretários quando estes gozaram férias, substituindo-os em suas pastas. Relatou também as viagens realizadas à Brasília e Porto Alegre na defesa dos interesses do município e sua atuação junto aos vereadores defendendo os projetos.

Prefeito

O Prefeito Ernor fez um apanhado geral da administração, colocando todo o trabalho realizado e a preocupação em envolver todas as comunidades. No final ele desejou à todos os munícipes um Feliz Ano Novo.

Convênios

Como parte integrante da programação houve a assinatura de convênios de incentivo aos suinocultores Seldo Schmidtel, Fabiano da Silva e Lenir Kunzler que deverão receber R$ 8.400,00 cada um em um período de 5 anos.