21 de outubro de 2010 as 08:01 / Saúde

Atualização em Saúde Mental Coletiva

A 6ª Coordenadoria Regional de Saúde promoveu nos meses de março, abril e maio de 2010 um curso de Atualização em Saúde Mental Coletiva, o qual teve a participação da Psicóloga Letiane dos Santos do município de Lagoa dos Três Cantos.

No total foram 100h de curso, em que as experiências e informações da região foram compartilhadas entre os participantes. Como tarefa final houve um trabalho para cada município representado no curso, em conjunto com os demais profissionais que atuam em sua unidade de saúde.

A Psicóloga trescantense Letiane dos Santos contou com a colaboração das suas colegas, Técnicas em Enfermagem Arilúcia Simon e Ivânia Lavall, Enfermeira Giseli Cristina Walker e a Nutricionista Ana Luiza Schaffazick, para a realização do trabalho, já que dois dos principais problemas apresentados no Plano Municipal de Saúde foram: o alto índice de obesidade na população e uso elevado de antidepressivos e benzodiazepínicos. A partir do apontamento e levantamento de dados, as três-cantenses confeccinonaram um banner que foi exposto no último dia do curso, ocasião em que aconteceu um Seminário Aberto para a conclusão do trabalho com o Dr. Adalberto de Paula Barreto, Professor de Graduação e Pós Graduação da Faculdade de Medicina Universidade Federal do Ceará e Coordenador do Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária que desenvolveu a Terapia Comunitária, atualmente em prática em estados brasileiros e no exterior.

O Curso de Atualização em Saúde Mental Coletiva integra o Programa de Capacitação Permanente do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde-RS e Centro Universitário de Saúde Coletiva -UPF.

Para Letiane dos Santos, o objetivo principal do curso foi atingido, pois houve um envolvimento multiprofissional das equipes, principalmente da equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa dos Três Cantos. "A partir disso, constatou-se que a Saúde Mental não está somente relacionada ao trabalho do psicólogo e do psiquiatra, mas também a qualquer profissional da área da saúde".Observou.