XVI Encontro dos Estadual de Conselheiros Tutelares do RS
Realizou-se de 8 a 10 de setembro em Santa Maria o XVI Encontro de Conselheiros Tutelares do Rio Grande Do Sul com estudos voltados às Atribuições dos Conselhos Tutelares e temas como O Conselho Tutelar e a Rede de Atendimento, O Conselho Tutelar e a Escola, Relação entre Conselho Tutelar e Conselho de Direitos, O Compromisso do Executivo e do Legislativo com a Infância e Adolescência, entre outros.
O evento teve painel com a Juíza do Juizado da Infância e Juventude Dra. Dralilian Paula Franzmann e o Promotor da Infância e Juventude de Santa Maria Dr. Antônio Augusto de Moraes abordando relevantes temas do dia-a-dia do Conselheiro Tutelar.
O Seminário foi ministrado pelo Dr. Edson Sêda, Procurador Federal e Membro da Comissão Redatora do Estatuto da Criança e do Adolescente do Brasil, prêmio Criança e Paz do UNICEF e Consultor Internacional para Direitos Humanos, residente no Rio de Janeiro, e Dr. Ed Sêda, Antropólogo e Cientista Social.
Participaram do encontro as Conselheiras Tutelares três-cantenses Cirlene Eckstein, coordenadora do Conselho Tutelar de Lagoa dos Três Cantos e a Conselheira Célia Scherer, onde segundo elas o Seminário foi de Suma importância, uma vez que foi estudado minuciosamente o Estatuto da Criança e do Adolescente com abrangência na Constituição Federal, Código Civil e Penal, além da troca de experiências com conselheiros de todas as regiões do estado.