09 de setembro de 2010 as 22:40 / Geral

Plano Estratégico de Lagoa dos Três Cantos condiz com Plano Regional do COREDE

Na manhã de quinta-feira, dia 2 de setembro, aconteceu reunião das lideranças três-cantenses com técnicos da Unicruz para a apresentação do Plano Estratégico de Lagoa dos Três Cantos, visando os próximos anos em diversos segmentos da comunidade, onde se comparou com ações que estão sendo propostas pelo COREDE Alto Jacui, a fim de que todos os 14 municípios integrantes possam ter ações iguais para situações semelhantes, buscando uniformidade na questão desenvolvimentista da região, respeitando as peculiaridades de cada município. O encontro foi na Câmara de Vereadores.

O Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento – COMUDE – de Lagoa dos Três Cantos é o Secretário da Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente Roque Elói Fath. Segundo ele o Plano Estratégico do município já vem sendo elaborado a mais de um ano e está totalmente dentro da política regional, via COREDE, para cada departamento. Roque salientou que o Plano Estratégico proposto para a região no setor agrícola baseia-se nos incentivos ao produtor dentro de uma linha de Agricultura Familiar, exatamente como está acontecendo em seu município. Na questão do Meio Ambiente, Lagoa dos Três Cantos é uma referência no estado e o trabalho que está em andamento é destaque também no COREDE Alto Jacuí. Os setores da Educação, Cultura e Desporto, Assistência Social e principalmente na Saúde com os programas de atendimento à comunidade fazem um trabalho atualmente, que o COREDE Alto Jacuí tem como meta para a região.

Todo este resultado é o fruto da organização do trabalho entre as lideranças e o empenho de cada setor em fazer a sua parte para melhorar a qualidade de vida do cidadão e continuará acontecendo cooperativamente com os demais municípios a fim de solucionar as principais dificuldades da região especialmente quanto a questão das referências no atendimento em determinadas áreas, sendo que metade da região tem a coordenadoria em um município e a outra metade em outro, com orientações diferentes, dificultando a uniformidade de ações. Este é o próximo desafio do COREDE Alto Jacuí.