08 de agosto de 2010 as 18:47 / Geral

Incentivo à suinocultura

Em reunião realizada na manhã terça-feira da semana que passou, dia 3 de agosto tendo por local o Gabinete da Prefeitura Municipal de Lagoa dos Três Cantos entre o governo municipal e suinocultores para definição de incentivos aos que passaram a exercer a atividade há pouco tempo ficou definido os percentuais a serem repassados aos produtores.

Conforme o Secretário da Agricultura Roque Elói Fath, 6 produtores estão entre os que investiram em novas instalações ou começaram a trabalhar na atividade e que se enquadram no programa Pró Renda Rural que foi criado no ano de 2.000 para incentivar os produtores na expansão ou diversificação das propriedades.

O Vice-Prefeito Dionísio Wagner informou que foram refeitos os cálculos pela diferença dos juros praticados na época da criação do Pró Renda Rural em comparação com a atualidade, onde recursos oficiais estão sendo colocados no fomento da produção primária, razão pela qual se criou uma média de juros de 4%, uma vez que a variação cobrada do agricultor que se enquadra em alguns programas federais é de 2 a 6%. "O incentivo que será dado pelo governo municipal é, portanto de 4% de um valor de investimento de até R$ 70 mil, cujo juro e a correção de até 4% ao ano serão pagos, num período de até 5 anos". Revelou Dionísio.

O Prefeito Ernor lembra que serão pagos ao suinocultor que se enquadra no programa Pró Renda cerca de R$ 8,5 mil em 5 anos, independente do tamanho do investimento feito pelo produtor. "Além dos recursos que repassaremos, há também o trabalho de infra-estrutura como colocação de água potável nas pocilgas, terraplanagem para edificação dos chiqueirões e condições de estradas para tráfego de caminhões até o local". Salientou.

Dados da Secretaria Municipal da Agricultura dão conta de que no momento a suinocultura está sendo rentável para o produtor, com ganhos que variam de R$ 15,00 a 18,00 por suíno, dependendo da empresa integradora e a conversão conseguida.