25 de julho de 2010 as 17:14 / Geral

Vice-Prefeito participa de reunião do COREDE

O Vice-Prefeito de Lagoa dos Três Cantos Dionísio Wagner participou no dia 19 de julho na cidade de XV de Novembro da Reunião do COREDE Alto Jacuí, com a maciça representação dos municípios ligados a este Conselho. Conforme ele, entre os assuntos da pauta, o principal foi a discussão da forma de aplicação da verba adicional da Consulta Popular deste ano, a título de "plus" conseguida pelo alcance das metas de participação no pleito realizado.

As estimativas dão conta que haverá um aumento de recursos na ordem de R$ 400 mil, onde metade desta verba será usada para aterro sanitário, visando buscar soluções quanto ao destino do lixo das cidades da região e a outra metade para ser usada na área da pecuária leiteira com incremento nas pastagens.

A questão do lixo produzido nos municípios da região tem preocupado todas as administrações, tanto que pelos menos duas reuniões com prefeitos, vices e secretários da área de meio ambiente de Lagoa dos Três Cantos, Não Me Toque, Tapera, Victor Graeff e Selbach já foram realizadas para que uma solução em conjunto seja viabilizada. Na semana passada, uma delegação representativa dos municípios citados visitou a região de Três Passos para conhecer um consórcio na área de recolhimento de destinação do lixo nos moldes do que está sendo estudado pelos prefeitos da nossa região. O assunto avançou na reunião do COREDE com a demonstração de interesse por parte de Ibirubá e municípios visinhos como Quinze de Novembro, Fortaleza dos Valos, Saldanha Marinho, entre outros, aproveitando um aterro que já existe em Ibirubá.

Nesta sexta-feira, dia 23, aconteceu um encontro com prefeitos da região e representantes de uma empresa alemã especializada no assunto. O evento foi na Câmara de Vereadores de Lagoa dos Três Cantos.  Conforme Dionísio, uma solução está próxima.