A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
16 de julho de 2010 as 06:02 / Saúde

Programa PNSF

No dia 08 de julho, tendo por local a Sala de Reuniões da EMEI Rainha, ocorreu um encontro com as gestantes e puérperas de Lagoa dos Três Cantos sobre o Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF).

            O PNSF – programa do Ministério da Saúde, em parceria com os municípios brasileiros – tem como objetivo reduzir a prevalência de anemia por deficiência de ferro em gestantes, mulheres pós-parto e crianças de 6 a 18 meses. A falta de ferro no organismo provoca várias conseqüências: nas gestantes a anemia está associada ao baixo peso ao nascer e a um incremento na mortalidade perinatal e nas crianças um retardo do crescimento e comprometimento da capacidade de aprendizagem, entre outras seqüelas.

            Na ocasião houve uma palestra com a nutricionista Ana Luiza Schaffazick sobre a importância e função do ferro no organismo, causas e conseqüências da anemia ferropriva e a prevenção através de consumo de alimentos ricos em ferro.

            Logo em seguida, foi explicado o funcionamento do programa PNSF – dosagem da suplementação, periodicidade, administração – momento em que a cirurgiã-dentista Maria Inês Aimi falou sobre os possíveis efeitos do sulfato ferroso nos dentes das crianças e a melhor forma de administrar o suplemento.

            Também foi feito o convite para a participação no programa que foi apresentado, bem como a entrega dos suplementos para o público alvo.  As pessoas que se enquadram no público assistido, ainda poderão aderir ao programa se dirigindo ao Centro de Saúde, entrando em contato com a nutricionista Ana Luiza.


Notícias Semelhantes
Lagoa dos Três Cantos/RS
Rua Ervino Petry, 100 - CEP: 99495-000
Telefone: (54) 3392-1083/1084/1085
E-mail: pmltc@lagoa3cantos.rs.gov.br
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:00 às 17:00