A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
06 de julho de 2010 as 05:43 / Saúde

Raio X Odontológico em funcionamento

Após avaliação e liberação do Laudo Radiológico pela Empresa Praxis de Ijuí, o Centro de Saúde de Lagoa dos Três Cantos está apto a realizar exames de Raio X Odontológico.

O aparelho adquirido aproximadamente dois meses atrás necessitava de diversos acessórios e da liberação de empresa especializada para verificar nível de radiação, o que ocorreu na segunda-feira passada, dia 21 de junho, estando agora liberado para realização do referido exame.

Conforme a Secretária de Saúde Clarice Port, o aparelho será para uso exclusivo dos pacientes em tratamento odontológico nos Postos de Saúde do município de Lagoa dos Três Cantos.

Segundo a odontóloga que atende no Posto de Saúde do Centro, Dra. Maria Inês, "certas lesões cariosas podem passar despercebidas ao exame clínico, nesses casos, o Raio X ajudará no seu diagnóstico, revelando se a necessidade é de endodontia ou exodontia (extração)." Declarou.

 

 

Treinamento para uso do Desfibrilador Automático

 

Na segunda-feira, dia 21 de junho, o Médico do Posto de Saúde de Lagoa dos Três Cantos Dr. Marcus Vinicius Dalsasso juntamente com Enfermeiras e Técnicas de Enfermagem da Equipe Municipal da Saúde receberam treinamento para utilização correta do Desfibrilador Automático – DEA -. O aparelho é usado em caso de parada cardíaca e fibrilação ventricular.

Conforme a Secretária de Saúde Clarice Port o equipamento é totalmente automático, quando instalado no paciente, ele reconhece as situações de utilização e orienta a conduta através de comando de voz, por isso pode ser operado por enfermeiros e técnicos. O DEA ficará dentro da ambulância, para eventual emergência. "È uma importante ferramenta no caso de emergência, pois distingue uma parada cardíaca de um simples desmaio, a partir daí, orienta o profissional que está no atendimento a tomar a conduta correta". Informou ela;


Notícias Semelhantes
Lagoa dos Três Cantos/RS
Rua Ervino Petry, 100 - CEP: 99495-000
Telefone: (54) 3392-1083/1084/1085
E-mail: pmltc@lagoa3cantos.rs.gov.br
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:00 às 17:00