23 de maio de 2010 as 18:41 / Geral

Prefeito Ernor e Vice Dionísio avaliam Marcha dos Prefeitos.

Após retornarem de viagem à capital federal, no final da quinta-feira passada, dia 20 de maio, o Prefeito de Lagoa dos Três Cantos Ernor Weber e o Vice Dionísio Wagner avaliaram o evento do qual eles participaram que foi a XIII Marcha dos Prefeitos à Brasília em Defesa dos Municípios.

Para Dionísio a marcha foi proveitosa pelos assuntos que foram abordados com a profundidade com que eles merecem e a importância que têm os municípios no contexto federativo. "Todos que se manifestaram, desde os presidenciáveis que lá estiveram, como o próprio Presidente Lula, passando pelos deputados e senadores, demonstraram conhecimento dos principais problemas dos municípios e as soluções, mas ninguém se comprometeu efetivamente". Observou ele.

O Prefeito Ernor salientou a grande participação que não foi só de prefeitos, mas de vices e vereadores que engrossaram as caravanas com mais força de reivindicação. Segundo ele a conclusão é de que os municípios estão cada vez mais recebendo encargos e sem os recursos necessários para atendimento às novas necessidades. "No repartir do bolo financeiro a maior parte é do governo federal, outra boa fatia fica com os governos estaduais e a mínima parte que sobra é repartida ente os municípios", informou Ernor, "Os municípios são os primos pobres, pois são os que menos recebem e os que mais têm que aplicar no atendimento da população". Disse.

Dentre os assuntos mais focados estão a Emenda 29 que fixa os percentuais mínimos a serem investidos anualmente em saúde pela união, estados e municípios, Royalties do petróleo, apoio financeiro para os municípios, especialmente pela diminuição dos recursos por redução de impostos, onde a reposição não foi conforme a realidade do ano. Outro assunto de pauta foi a lei de licitações para que seja majorado o valor mínimo, as matérias contrárias aos interesses do municípios também foram apresentadas aos prefeito para que eles pressionem seus deputados pela não aprovação. Estes foram alguns dos principais assuntos da XIII Marcha dos Prefeitos que foi de 19 a 21de maio em Brasília.