21 de maio de 2010 as 09:54 / Educação

Secretária participa de Seminário Estadual de Educação

A Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer de Lagoa dos Três Cantos Claudete Borghetti acompanhada da Presidente do Conselho Municipal de Educação Ires Margarida Fath participou do Seminário Estadual de Educação que ocorreu nos dias 13 e 14 de maio no Hotel Continental Canela em Canela com assuntos variados e painéis voltados ao segmento educativo nacional e estadual.

Entre os painéis foi abordado o tema "Educação para a cidadania, como resgatar valores" pelo Procurador de Justiça do Rio Grande do Sul Armando Afonso Konzem e Liége Lana Brusius, Secretária Municipal de Educação de Igrejinha. Foi debatedor neste painel o Presidente da FAMURS Marcus Vinícius Vieira de Almeida.

A tarde do dia 13 realizou-se o painel "Proposta do sistema nacional articulado de educação, federalismo, e regime de colaboração", onde os palestrantes foram Marisa Sari, Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios e Mariza Abreu, Consultora Legislativa da Câmara dos Deputados.

O último painel do dia foi com o tema "Educação infantil, responsabilidade, financiamento e importância para o desenvolvimento infantil" com os palestrantes Miguel Velasques, Promotor de Justiça com atuação na Promotoria Especializada de Direitos humanos do Rio Grande do Sul, Ana Lúcia Xavier Siqueira, Auditora do Tribunal de Contas do Estado e Sonia Bier, Diretora Adjunta do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul.

No dia 14 os trabalhos começaram às 8h30min com "Políticas de valorização do magistério, formação, carreira e remuneração" tendo como palestrantes Monica Bertoni dos Santos, Professora de matemática da PUC/RS e Ricardo Martins, Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados. Logo após foi desenvolvido o tema "Sistema municipal de ensino, organização e desafios" com Vera Zanchet, Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, Flávia Obino Correa Werle, Professora do Curso de Pedagogia da UNISINOS, Diego Tormes, coordenador Estadual da UNCME/RS e Darcy Bueno da Silva, Secretário Municipal de Educação de Não Me Toque.

A tarde o primeiro painel foi "Desafios da Aprendizagem, currículos e sistema de avaliação" com Ilona Becskeházy, Diretora Executiva da Fundação Lemann, SP, Lina Kátia Mesquita de Oliveira, Coordenadora da Unidade de Avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e Sonia Balzano, Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.

O último tema de debate foi "Educação especial, inclusão, financiamento e recursos humanos" com Dorival Adair Fleck, Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e Marilene Cardoso, Professora das Faculdades Integradas de Taquara.

Conforme a Secretária Claudete Borghetti o seminário foi muito importante, pois os temas abordados são da atualidade, com informações aos municípios, onde foi trabalhada a prática e a teoria com ênfase na potencialidade para desenvolver habilidades e competências.