19 de maio de 2010 as 21:31 / Geral

Lagoa dos Três Cantos, um dos melhores do Brasil no IRFS

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) criou o Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios Brasileiros (IRFS) para compreender e estimular a melhoria das gestões municipais. Ele reflete, anualmente, o desempenho dos municípios sob as óticas fiscal, social e de gestão.

Oferece à sociedade um parâmetro simples e ao mesmo tempo amplo de avaliação das administrações municipais, que não se restringe aos controles da Lei de responsabilidade Fiscal, pois abrange medidas de eficiência interna e de responsabilidade social.

Além de indicadores fiscais, são comparados dados como o custeio da máquina, o esforço de investimento, o superávit primário e a performance nas áreas de saúde e educação.

O IRFS é composto por três subíndices – fiscal, gestão e social, cada um deles medindo o desempenho na área por meio de distintos indicadores. O índice fiscal, por exemplo, reflete a evolução dos indicadores relacionados a Lei de responsabilidade Fiscal (LRF) como nível de endividamento, suficiência de caixa, superávit primário e gasto com funcionários, enquanto os demais buscam mostrar o cumprimento de outras responsabilidades de uma prefeitura. Entre eles: economizar recursos na manutenção da máquina administrativa e direcioná-los prioritariamente para investimentos em infra-estrutura, saúde e educação, além de atender bem e com qualidade a população local.

Pelo levantamento, dos mais de 5 mil municípios do Brasil, Lagoa dos Três Cantos figura como 19º em gestão fiscal do ano de 2008. Neste item, dos 100 melhores colocados, 51 são gaúchos, 23 paulistas e 5 catarinenses, sendo que os outros 21 estão espalhados pelos outros estados da nação.

O departamento contábil, através do contabilista Eriberto Cassel, manifestou-se dizendo: "Dentre os itens avaliados, considero que o indicador fiscal é o mais importante tendo em vista que revela a real situação da prefeitura, ou seja, município enxuto que paga as contas em dia, sem endividamento, gastos com pessoal dentro do limite e com superávit nos finais dos exercícios."

Conforme o Alex Ricardo Weber, Secretário da Administração, Fazenda e Planejamento essa excelente colocação é resultado do trabalho que existe no nunicípio há vários anos, passando por todos os colegas da prefeitura e prefeitos que estiveram à frente da equipe.