30 de março de 2010 as 13:58 / Educação

Parceria entre Datum T.I., prefeituras, empresas e universidades vai beneficiar jovens

A empresa de software Datum T.I., com sede em Porto Alegre, a Prefeitura de Lagoa dos Três Cantos, Universidades e empresas assinaram na sexta-feira (19) um protocolo de intenções para implantação de uma unidade piloto de uma fábrica de software e testes. A assinatura do documento aconteceu na abertura da 9ª edição da Lagoa Fest, evento anual da cidade, logo após a reunião dos prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA).

Milhares de pessoas participaram da abertura do evento, que contou ainda com a presença do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz, representando a Governadora Yeda Crusius; o secretário estadual do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado; e o deputado estadual Pedro Westphalen. O diretor da Datum T.I. Alexandre Zanetti, apresentou o projeto e explicou as idéias, vantagens e objetivos da iniciativa.

O protocolo de intenções é a primeira ação do Projeto Diamante da Datum T.I. que visa implementar um modelo de desenvolvimento de software com gestão voltada para resultados, utilizando princípios de qualidade e administração participativa. A prefeitura será responsável pela estrutura física da fábrica e as empresas da região irão utilizar os programas desenvolvidos pelos profissionais.

Além do aspecto econômico do projeto, a iniciativa visa atender a questão social, oferecendo oportunidade de trabalho aos jovens de Lagoa dos Três Cantos e região do Planalto Médio, sem a necessidade de deixar a cidade. Outro objetivo do acordo é levar a cultura de trabalho com qualidade reconhecida mundialmente para todos aqueles que integrarem o Projeto Diamante. Inicialmente, serão abertas duas células da Fábrica da Datum T.I., uma em Lagoa dos Três Cantos e a segunda, provavelmente em Carazinho.

Segundo informações do Gerente de Negócios da Datum T.I., José Luís Soares, este projeto envolverá um elevado número de empresas e Universidades, pois visa atender interesses individuais e sociais de todos os envolvidos. "Iniciamos esta idéia sem termos as reais percepções do que acabaria acontecendo e ficamos surpresos pela receptividade. Antes da assinatura do protocolo, três empresas e uma Universidade já haviam aderido à iniciativa", declarou o executivo.

Segundo o Prefeito Ernor Weber, o projeto é inovador e atende as carências da região na tecnologia de software com a vantagem de estar preparando jovens da região em seu meio, sem a necessidade de grandes deslocamentos.