12 de janeiro de 2010 as 23:09 / Agricultura

Chuvas prejudicam cronograma municipal de produção de Silagem

A Prefeitura de Lagoa dos Três Cantos, que tem um trabalho de incentivo ao produtor de leite através do auxilio na produção de silagem, fazendo uso de uma máquina adaptada para o serviço, que faz parte dos equipamentos da Patrulha Agrícola Municipal, está tendo sérias dificuldades no sentido cumprir o cronograma de serviços agendados em razão das freqüentes chuvas que impedem a realização das tarefas nas lavouras do produtor.

O Secretário da Agricultura Roque Elói Fath salienta que a situação é preocupante porque o milho destinado à silagem começa a passar do ponto ideal para ser estocado. "Esta situação tem impacientado o produtor que quer ver o mais rápido possível as máquinas na lavoura", observou, "porém quando o tempo permite, nós temos que fazer o trabalho conforme os agendamentos, observando a fila de inscrição", afirmou.

Os produtores de leite três-cantenses têm no auxílio à produção de silagem para o gado um importante incentivo à produção, uma vez que baixa significativamente o custo na propriedade. Conforme o Secretário Roque, sempre que o tempo permitir o trabalho começa na primeira hora da manhã e só encerra com o fim da luz do dia para dar conta da demanda.

O município conta hoje com 52 produtores e cerca de 20 deles estão no aguardo da produção de silagem, em média cada produtor tem 3 ha de milho, sendo que para o atendimento a todos será necessário cerca de oito dias de trabalho.