11 de novembro de 2009 as 22:49 / Educação

Projeto Escola no Campo – 2009

O encerramento do Projeto Escola no Campo 2009 aconteceu no restaurante do Parque da Expodireto – Cotrijal em Não-Me-Toque na tarde de quarta-feira, dia 11 de novembro. Participaram do evento, representando Lagoa dos Três Cantos 12 crianças da 5ª série da Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim José da Silva Xavier. Os alunos foram acompanhados da professora Valdelíria Port, que foi a coordenadora do projeto e a diretora Leocádia Maria Kroessin. Também participaram 04 alunos da 4ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina sob a coordenação da professora Michéli Fuchs e a diretora Ires Margarida Fath. Prestigiaram a delegação três-cantense a Secretária de Educação Claudete Borghetti e o Prefeito Ernor Weber.

O projeto Escola no Campo, desenvolvido pela Cotrijal, Syngenta e Secretarias de Educação de 13 municípios da região, tem como principais objetivos ressaltar a importância da preservação do meio ambiente, informar que menores de 18 anos não devem manusear defensivos agrícolas, demonstrar a importância da produção de alimentos saudáveis e, através das crianças, sensibilizar os pais quanto ao uso correto de defensivos agrícolas. Também visa valorizar o trabalho do agricultor, fazendo com que sinta orgulho da atividade que desenvolve.

De posse de todas as informações necessárias, os estudantes elaboraram desenhos e frases mostrando o que aprenderam. Esses trabalhos foram avaliados por uma comissão escolar, que escolheu um desenho e uma frase por escola para participar da final municipal do concurso. Cada município nomeia uma comissão para escolher os dois melhores desenhos e as duas melhores frases.

Os premiados de lagoa dos Três Cantos foram:

Categoria Frase:

1º lugar: Helen Caroline Steffens

2º lugar: Lisiane A. Scheffel

Categoria Desenho:

1º lugar: Ricael Fetter

2º lugar: Wesley Hartmann

Os alunos premiados com o Segundo lugar ganharam uma mochila e os que conquistaram o primeiro lugar uma Bicicleta.

No final o prefeito Ernor Weber foi convidado a sortear e entregar um prêmio para uma professora pelo incentivo ao projeto.