21 de setembro de 2009 as 22:43 / Agricultura

Administração reúne agricultores para tratar da retirada de árvores

A Administração de Lagoa dos Três Cantos subsidiará parte dos custos para projetos de retirada de árvores que caíram ou foram afetadas pelo vendaval de 7 de setembro passado. A decisão foi tomada em reunião da Secretaria de Agricultura e os produtores que tiveram prejuízos com árvores por ocasião daquele sinistro. Participaram do encontro o Vice-Prefeito Dionísio Pedro Wagner, O Secretário da Agricultura, Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo Roque Elói Fath, o Diretor de Meio Ambiente do município Aírton Scheffel, o Engenheiro Florestal Nélson Nicolodi e cerca de 40 agricultores.

O objetivo da reunião foi de colher informações da extensão dos estragos nas áreas de mato do município, especialmente nas localidades de Linha 5 Irmão, Linha Vitória e Linha Glória. Após as manifestações dos proprietários rurais e as ponderações dos representantes do executivo, chegou-se a conclusão que a prefeitura arcará com as despesas de elaboração dos projetos, cabendo ao munícipe apenas o pagamento de algumas pequenas taxas que por lei não podem ser isentadas. O setor de Meio Ambiente já está agendando visitas nas propriedades atingidas para começo de trabalho de liberação.

Conforme o Diretor de Meio Ambiente Aírton Scheffel a preocupação é de aproveitar as árvores que servem para madeira a fim de minimizar os prejuízos dos produtores.

O Secretário da Agricultura Roque Elói Fath lamenta que tanto estrago tenha acontecido nas propriedades e concorda que não dá para deixar que se perca a oportunidade de aproveitar as árvores que foram atingidas pelo vendaval, no sentido de transformá-las em renda.

O Vice-Prefeito Dionísio Wagner reiterou que a administração está empenhada em contribuir para a retomada o mais rápido possível da normalidade nas propriedades atingidas, "O que está ao nosso alcance estamos fazendo para dar ao nosso agricultor segurança nas ações que vão diminuir os prejuízos em suas propriedades", destacou.