13 de setembro de 2009 as 19:55 / Educação

Missa Crioula repetiu sucesso de outras edições

O CPM, alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina de Linha Glória, Lagoa dos Três Cantos reeditaram a tradicional Missa Crioula no último sábado, 12 de setembro no Pavilhão do Centro Educacional daquela comunidade.

Esta foi a 9ª edição do principal evento da escola, em cuja programação começou às 10h com recepção dos convidados, 10h30min teve início da Missa Crioula celebrada pelo Padre Geraldo Colett, que hoje é pároco em Passo Fundo, mas que foi um dos precursores desta modalidade de missa na região. Ao meio dia foi servido o almoço em que o prato também é tradicional do evento: Arroz Carreteiro, a tarde os festejos continuaram com apresentações de danças do Folclore Gaúcho pelos alunos da Escola Dona Leopoldina e invernadas convidadas.

Segundo os organizadores, apesar do mau tempo, cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento, um número acima do esperado, uma vez que na semana que antecedeu toda a programação, fortes ventos trouxeram muitos prejuízos aos produtores da comunidade, bem como ao vizinho município de Victor Graeff e fortes chuvas persistiram durante toda a sexta-feira que antecedeu a festa, durando até o começo da manhã do evento.

Conforme a Coordenadora da Escola Dona Leopoldina Iris Margarida Fath, a força de vontade e a união da comunidade foram decisivos para o sucesso de mais esta Missa Crioula, "É um orgulho e um prazer trabalhar com uma equipe como esta que nos acompanha nas programações da escola", disse.

A Secretária de Educação Claudete Borghetti salientou que o evento abriu oficialmente as comemorações da Semana Farroupilha.

Para o Vice Prefeito Dionísio Pedro Wagner, cada comunidade busca de forma diferente, conforme sua peculiaridade o evento com que mais se identifica, "Na Escola Dona Leopoldina esta festa é um marco em termos de atrativos", afirmou.

Conforme o Prefeito Ernor, a sincronia dos esforços da Secretaria Municipal de Educação, do CPM, da direção e professores do educandário é que possibilitam o sucesso do evento.