06 de setembro de 2009 as 18:11 / Saúde

Secretária participa de reunião do COGERE.

A Secretária de Saúde de Lagoa dos Três Cantos Clarice Port participou na terça-feira, dia 1º de setembro da reunião mensal do Colegiado de Gestão Regional – COGERE – em Passo Fundo, onde uma série de assuntos e ações na área de saúde de interesse regional foram discutidos. Um dos destaques foi o debate sobre a Casa de Gestante que é um ambiente intermediário entre o hospital e a casa da futura mamãe que corre em sua gestação risco considerado médio, não grave o suficiente para mantê-la hospitalizada e nem seguro o bastante para que a paciente fique em sua casa. A Casa de Gestante é mantida pelo Ministério da Saúde e conta com assistência 24h de uma equipe de profissionais de saúde composta por um Médico, uma Assistente Social, uma Enfermeira e uma Técnica em Enfermagem, tudo via SUS, sem custo para a família. A 6ª Coordenadoria Regional de Saúde – CRS – sediada em Passo Fundo, com 58 municípios, entre eles Lagoa dos Três Cantos, possui 6 Casas de Gestantes, nos municípios de: Passo Fundo, Carazinho, Lagoa Vermelha, Sananduva, Tapejara e Soledade.

Ainda fez parte da pauta da reunião a Conferência de Meio Ambiente, cursos que serão oferecidos pela 6ª CRS, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde Mental, entre outros.

Conforme Clarice Port, essas reuniões são muito importantes no sentido de divulgar aos municípios as informações sobre os procedimentos na área.

Já nos dias 2 e 3 de setembro, terça e quarta-feira respectivamente, a Secretária Clarice, juntamente com a Enfermeira Indianara Grando participaram da última etapa do Curso de Gestão em Trabalho para que os municípios possam formular suas Políticas de Atenção à Saúde, com formulação do Plano Municipal de Saúde, conforme os critérios estabelecidos pelo SUS. "Estes momentos nos dão um norte para o trabalho a ser desenvolvido na comunidade". Observou Clarice.