A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
19 de julho de 2009 as 20:48 / Saúde

Projeto de Telemedicina amplia leque de exames.

A partir de 2003, Lagoa dos Três Cantos iniciou sua participação na Telemedicina, num projeto piloto chamado Telemed e que mais tarde serviria para validar o Software Teleconsult. Através deste Softwere abriu-se um canal confiável de comunicação e envio de dados para o Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre. Imagens de Ultrassom, casos clínicos e laudos médicos são enviados e recebidos, auxiliando no atendimento á população Trescantense.

Devido ao crédito adquirido por Lagoa dos Três Cantos junto á Santa Casa, já que foi o único município que persistiu no projeto de validação do Software, a comunidade foi convidada a ingressar, gratuitamente, e com prestígio em uma nova etapa da Telemedicina, o Projeto MEDCOM.

A partir de agora a Santa Casa começou a dedicar mais tempo e material humano, bem como recursos para evoluir neste campo tão promissor.,

Além do Ultrassom de Abdomem, já feito no projeto anterior, a equipe de saúde três-cantense começará a transmissão de dados do Ulltrassom Transvaginal e do Eletrocardiograma. Além de dados, há agora um canal aberto com a Santa Casa com som e imagem para discussão dos casos clínicos de uma maneira mais prática e fácil.

Junto com Lagoa dos Três Cantos, Alegrete e Pelotas integram o novo projeto com transmissão de Tomografias e Ressonância Magnética. O projeto é patrocinado pela Comunidade Européia.

Dentre as vantagens para de Lagoa dos Três Cantos estão a rapidez no diagnóstico, a diminuição de viagens e exames desnecessários, a comodidade e gratuidade para a população. O Ultrasom funciona em horário integral ajudando em cada consulta médica e urgências.

Além do uso e diagnóstico durante as consultas, ficou acertado com a Santa Casa a produção de alguns trabalhos científicos que chamarão a atenção pelo pioneirismo. Serão realizados Ultrassom em todas as crianças do município como triagem de algumas patologias como Tumor Renal, bem como triagem de Câncer de Útero e anexos em todas as mulheres acima de 40 anos através do Ultrassom Transvaginal.

Um trabalho inédito e que pode evoluir para outros tipos de exames e diagnósticos já que o software será licenciado á Santa Casa ao final do projeto. Lagoa dos Três Cantos caminha para a permanência, em definitivo, deste canal com a Santa Casa, com evolução da Telemedicina para outras áreas como ensino á distância e talvez, num futuro próximo, ingresso na RUTE (Rede Universitária de Telemedicina) que interliga mais de 100 instituições e hospitais no Brasil e outros tantos no mundo inteiro.


Notícias Semelhantes
Lagoa dos Três Cantos/RS
Rua Ervino Petry, 100 - CEP: 99495-000
Telefone: (54) 3392-1083/1084/1085
E-mail: pmltc@lagoa3cantos.rs.gov.br
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:00 às 17:00