29 de abril de 2009 as 08:03 / Agricultura

Lagoa dos Três Cantos estuda possibilidade de implantar o rastreamento de animais.

A Câmara de Vereadores de Lagoa dos Três Cantos sediou na manhã de segunda-feira, dia 27, reunião da administração, Secretaria da Agricultura, representantes de entidades, alguns vereadores, produtores e representantes da Inspetoria Veterinária. A pauta dos assuntos foi a implantação da rastreabilidade de animais, visando segurança de sanidade no rebanho do município. Este é um projeto que está ainda em estudos e em busca de parceiros no estado e união para viabilização econômica. A implantação efetiva e nos seus detalhes técnicos estão sendo tratados com a Médica Veterinária da Inspetoria de Não Me Toque Ketty Mazzutti que responde pelo município três-cantense. O projeto depois de implantado prevê exames e acompanhamento da saúde do gado, desde o nascimento até o abate, com histórico completo de cada bovino, inclusive do rebanho em lactação, especialmente no tocante a brucelose e tuberculose, com propriedades controladas ou certificadas. O trabalho consiste também na exigência de Guia de Transito Animal -GTA – em todos os bovinos que passarem por Lagoa dos Três Cantos com exigência de um teste de tuberculose e brucelose, para dar segurança sanitária ao município, tendo o produtor que fazer a sua parte, não permitindo que animais doentes entrem em contado com seu rebanho.