12 de abril de 2009 as 23:21 / Educação

Gestores municipais conheceram programas do MEC.

O Ministério da Educação está realizando reuniões com Secretários Municipais de Educação em todo o país com o objetivo de informar os gestores sobre ações, programas e projetos da educação básica, bem como tirar dúvidas sobre os mais variados assuntos ligados a área educacional.  No Rio Grande do Sul o evento foi de 30 de março a 3 de abril em Porto Alegre e dele participaram representantes de cerca de 410 municípios. As palestras todas foram ministradas por profissionais ligados ao MEC e a União Nacional dos Dirigentes de Educação – UNDIME – seção do Rio Grande do Sul. Estes encontros fazem parte de uma série de 11 reuniões regionais de trabalho programadas pelo ministério e a Undime para atender os 5.563 Secretários Municipais, muitos dos quais assumiram mandatos em 1º de janeiro.

Para facilitar o acesso aos conteúdos e programas, cada secretário recebeu no começo do encontro um computador portátil (laptop), doado pelo MEC à prefeitura, para uso do gestor que estiver ocupando o cargo. O equipamento tem internet banda larga e contém informações sobre todos os programas da educação básica.

Entre as ações da educação básica, os secretários conheceram o funcionamento de programas como a distribuição de laboratórios de informática, computadores, acesso à internet banda larga nas escolas, as linhas de créditos para aquisição de ônibus escolares para estudantes da área rural, a construção de creches, programas de formação inicial e continuada de professores, a educação de jovens e adultos, o censo escolar, a Prova Brasil e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Desde abril de 2007, todas as ações e programas do Ministério estão dentro do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Do PDE nasceram os planos de ações articuladas (PAR), que são um diagnóstico e um planejamento feitos pelas prefeituras para o período de 2007 a 2011.

A representante de Lagoa dos Três Cantos neste estudo foi Noelí Petry que avaliou o estudo como muito produtivo, pois houve uma explanação ampla de todos os projetos e programa desenvolvidos pelo MEC. "Acho que o encontro proporcionou aos novos gestores uma visão do todo na educação do país". Concluiu.