12 de julho de 2008 as 20:41 / Educação

CODIC Realizou 15º Fórum Estadual.

O Conselho de Dirigentes de Cultura do Estado – CODIC – realizou nos dias 18 e 19 de junho no Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre, o 15º Encontro com vários assuntos discutidos nos mais diferentes painéis de debates especialmente preparados para o evento.

Lagoa dos Três Cantos esteve presente através do Diretor Municipal de Cultura José Ilário Horn, que é membro titular da entidade no estado.

Segundo José, entre os assuntos mais importantes debatidos no fórum esteve: "A Comunicação no Fomento de projetos Culturais" com o Painelista Professor da USP Luiz Milanesi, onde o ponto alto foi a conclusão que existem culturas sufocadas que não vêm à tona por não terem espaço nem oportunidade de se manifestarem. Outro Painel foi com o tema "Economia e Cultura", onde se concluiu com indignação que é dado muita atenção para os grandes e tradicionais centros, enquanto o interior praticamente mendiga por migalhas, numa clara discriminação para com as comunidades interioranas. O Painel "Políticas Culturais" teve a presença da Secretária Estadual da Cultura Mônica Leal, Presidente do Conselho Estadual de Cultura Mariângela Grando e a representante regional do Ministério da Cultura Rosane Dalsasso, onde se evidenciou a discussão em torno da presença dos dirigentes culturais nos momentos de definições e destinação de recursos culturais. No Painel "Evento é Cultura?" os Conselheiros de Cultura do Estado Ivo Benfatto e Luiz Paulo Faccioli juntamente com o Secretário de Cultura de São Leopoldo José Carlos Martins concluíram que um evento só não serve para que o município possa dizer que tem cultura. Segundo os debatedores o evento deve ter o envolvimento da comunidade desde a sua preparação (organização, mobilização, etc…), até o pós-evento que é o marco deixado no povo pelo aprendizado.

O Fórum serviu também para entrega do Prêmio Cultura CODIC/FAMURS para os municípios que tiveram as melhores ações culturais no estado.

Para José Horn, é de suma importância participar de eventos como o Fórum que discutiu assuntos relevantes para as comunidades, pois assim se toma conhecimento do que acontece culturalmente no país, no estado e nos municípios.