23 de maio de 2018 as 15:18 / Cultura

Dia internacional dos Museus foi comemorado em Lagoa dos Três Cantos

Diversas atividades foram realizadas neste mês de maio dentro do projeto “Contando e Encantando”, mês em que também é comemorado o Dia Internacional dos Museus. Para refletir sobre a importância dos museus na sociedade foi realizado na tarde do dia 17 de maio um trabalho voltado ao Grupo da Melhor Idade do Município de Lagoa dos Três Cantos, com a temática da 16ª Semana dos Museus “Museus Hiperconectados, novas abordagens, novos públicos”, pois este público foi fundamental para começar a construir essa história, doando peças ao acervo do museu para manter vivas as lembranças de suas famílias.

O Grupo foi recebido com uma pequena encenação, em que foi retratada a chegada da tecnologia ao interior do Estado, possibilitando a eles, por meio de Data Show e notebook, conhecer Museus Hiperconectados, novos museus e novas culturas através da tela do celular e do computador. Também houve um passeio pelo Museu Municipal, com troca de informações e lembranças. O café da tarde foi servido à moda antiga porque as lembranças têm cheiro, cor e sabor! Ao final, ocorreu a tradicional troca de mudas de chás e flores, tradição viva até hoje entre os descendentes alemães. Foi uma tarde de muitas lembranças e aprendizado!

No dia 18 de maio, foi a vez dos alunos da rede Estadual de Ensino visitarem o Museu Municipal. Os alunos do 4º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio aprenderam sobre a história do Museu, que neste ano completou 20 anos, com um acervo de mais de 1.800 peças, sempre de portas abertas para toda a comunidade. Também houve uma reflexão sobre a importância de se manter viva a história de um povo. A temática foi trabalhada com uma nova abordagem, a Self no Museu, onde os alunos puderam registrar sua visita através de fotos e publicá-las com a hashtag #semanamuseus2018.

Os alunos da rede Municipal foram recepcionados na manhã do dia 22 com a adaptação da história “No Tempo de Meus Bisavós”, do autor Nye Ribeiro Silva. No dia 23, os demais alunos da rede Municipal igualmente visitarão o museu.