11 de maio de 2008 as 17:15 / Agricultura

Aviários devem mudar cenário visual e econômico do interior de Lagoa dos Três Cantos.

O município de Lagoa dos Três Cantos está voltando suas atenções para um novo investimento na área de produção primária. Trata-se da construção de aviários, visando atender a grande demanda de frangos que o mercado nacional precisa e até para exportação.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Agricultura três-cantense, no município existem 2 aviários em produção, 2 construídos que em breve deverão entrar em produção e um em construção, totalizando 5 aviários, onde cada um terá uma capacidade de produzir cerca de 16 mil frangos por lote, com 7 lotes por ano, totalizando cerca de 112 mil frangos produzidos por ano por cada aviário, que dependendo da conversão alimentar conseguida o produtor pode atingir até 40 centavos por ave, chegando ao valor de 44 mil e 800 reais por ano, o que dá uma renda mensal em média de 3 mil e 733 reais.

O custo por aviário completo, com sistema automático é de cerca de 140 mil reais, onde parte dos recursos podem ser financiados, e o produtor pode solicitar o auxílio da prefeitura de 6 mil reais por ano durante 6 anos, segundo projeto aprovado pela Câmara de Vereadores. No momento as linhas de crédito bancário estão fechadas, mas há uma previsão que em no máximo 3 meses os recursos estejam disponíveis novamente, onde mais 5 obras estarão tendo início no interior do município.

A prefeitura dá o incentivo, o produtor diversifica a sua propriedade e o cenário econômico do interior começa a mudar para melhor, com reflexo no comércio local e retorno para a administração pelo aumento de índice de produção e até de ICMS.