25 de maio de 2017 as 08:10 / Educação

O PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) foi desenvolvido no Município Lagoa dos Três Cantos

De 2013 a 2017, sob orientação da professora Ires Margarida Fath e coordenação da professora Claidir Veranice Pilger,  o programa PNAIC foi um compromisso assumido entre os entes federados com o objetivo de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade, ou seja, até o final do 3º ano do ensino fundamental.

Em Lagoa dos Três Cantos todos os professores da rede municipal participaram desta formação, pois é um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos.

Os certificados foram entregues no dia 23 de maio pelas coordenadoras do programa, pelo Prefeito Municipal Dionisio Pedro Wagner e pela Secretária de Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer Deisi Beck.

Segundo as responsáveis pelo programa no município, a formação dos professores não se encerra com o PNAIC, mas se realiza continuamente na sala de aula, onde dúvidas e conflitos surgem a cada dia. Uma das possibilidades de superação de dificuldades é a oportunidade de discutir entre os pares, o que pode favorecer a troca de experiências e propiciar reflexões mais aprofundadas sobre a própria prática. Isso só é possível quando a formação é integrada ao cotidiano da escola, com garantia de ambiente adequado e tempo para os momentos individuais e coletivos de estudo, assegurando as condições necessárias para que os professores desempenhem seu trabalho com competência e entusiasmo.

Adriano Lima – Assessoria de Comunicação Prefeitura de Lagoa dos Três Cantos