13 de agosto de 2013 as 00:00 / Meio Ambiente

LAGOA DOS TRÊS CANTOS É DESTAQUE EM PROJETO DA COPREL

No dia 09 de agosto a Coprel realizou a entrega de 50 mil mudas de árvores, para 25 municípios da região de atuação da Coprel que neste ano participarão da 9ª edição do projeto Coprel Ecologia, cuja solenidade de entrega oficial das mudas foi realizada na sexta-feira (09/08) na Ascoprel em Ibirubá. Estiveram participando da solenidade o Prefeito Sergio Lasch, o Sec. de Agricultura Leandro Kempf e o Responsável pelo setor de Meio Ambiente Airton Scheffel, além dos demais representantes das prefeituras parceiras do projeto, agricultores, imprensa e autoridades em geral acompanharam os relatórios do plantio em 2012 e os avanços projetados para este ano.
O Coprel Ecologia é um projeto que promove a recuperação ambiental através do plantio de mudas de árvores nativas, em áreas de preservação permanente – APP’s. A cooperativa faz o contato inicial com as prefeituras, que, ao se interessarem no projeto, comunicam os agricultores e fazem a entrega das mudas. O processo é acompanhando por um engenheiro florestal contratado pela Coprel, que trabalha em conjunto com os departamentos de meio ambiente, orientando o plantio e cuidado com as mudas e fiscalizando o desenvolvimento do projeto.
Na mesma oportunidade, a Coprel apresentou os dados consolidados do projeto em 2012. Dentre as 55 mil plantas distribuídas, o índice de sobrevivência foi de 90,61 % – um crescimento de 4,73% em relação ao ano anterior, e de 18,61% quando comparado ao início do projeto, em 2004. A Coprel também realiza uma campanha de incentivo às boas práticas de plantio, premiando cinco prefeituras e cinco produtores que se destacaram no atendimento aos critérios estabelecidos. Para as prefeituras, os quesitos avaliados foram: disponibilidade do técnico para acompanhamento de vistorias, atendimento dos prazos de entrega da documentação, orientação de plantio fornecida aos produtores, distribuição e cuidados das mudas desde a entrega. O município de Lagoa dos Três Cantos é um dos municípios que ganhou destaque juntamente com Fortaleza dos Valos, Santo Antônio do Planalto, Selbach e Victor Graeff. Para os produtores, foi avaliado o índice de sobrevivência das mudas, que reflete o cuidado no plantio e manejo das espécies. Os premiados foram: Clóvis Borscheidt, de Selbach, com 97% de sobrevivência das mudas; Dirceu Olair Hoffstaedter, de Victor Graeff, e Reno Bohrz, de Ibirubá, ambos com índice 95%; e ainda os agricultores Arlindo José Ludwig e Ingo Miguel Oberherr, de Boa Vista do Incra (que realizaram o plantio de forma conjunta) e Valdomiro Lagemann, de Quinze de Novembro, que obtiveram um índice de 93% de sobrevivência das mudas.
Nesta 9ª edição do projeto o município de Lagoa dos Três Cantos irá receber 3 mil mudas que serão distribuídas aos produtores que manifestaram interesse e solicitaram as mudas no departamento de meio ambiente a fim de realizar o plantio nas áreas de APP da sua propriedade. Neste ano além das mudas serão distribuídas estacas que irão servir de tutores para as mesmas o que irá ajudar na condução das plantas a campo facilitando as vistorias que serão realizadas para o acompanhamento do projeto por parte da Coprel. É importante salientar que a premiação recebida pelo município mostra a seriedade com que o trabalho é realizado pelos produtores sempre é claro com a orientação e acompanhamento do departamento de meio ambiente. Segundo o Secretário Leandro Kempf a premiação recebida é um estímulo para que cada vez mais se ajude os produtores rurais criando incentivos e buscando recursos a fim de se adequar a legislação ambiental vigente fazendo a introdução de espécies nativas nas áreas de APPs de suas propriedades e com isso contribuindo para a recuperação das matas ciliares dos nossos cursos hídricos.