A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
25 de julho de 2012 as 00:00 / Educação

Dona Leopoldina Trabalha tema voltado ao dia dos avós

Tendo em vista que dia 26 de julho é dedicado ao dia dos avós, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina, através da Professora Taís Silva, iniciou na primeira semana de julho  um trabalho direcionado ao idoso com as turmas de 2º e 3º anos do ensino fundamental.

Conforme Taís, é de suma importância que as crianças desde cedo conheçam os direitos e deveres dos cidadãos, pois muitas vezes fala- se somente dos direitos das crianças, ficando no esquecimento o direito daqueles que são os nossos avós. A professora destaca também o fato de ser raro encontrar-se o “estatuto do idoso”, por isso poucas pessoas o conhece e sabem daquilo que ele rege. “As crianças desde pequenas precisam saber a história de seus antepassados, isso faz parte da vida delas e é uma maneira de propiciar que os alunos façam um comparativo da vida de seus pais, avós e bisavós com os tempos modernos que se vive hoje”. Revelou.

 

Como proposta de trabalho, resgatando a valorização e o respeito, assim como realizando o estudo do Estatuto do Idoso, as crianças fizeram atividades voltadas às leis envolvendo seus familiares para que estes também tomem conhecimento do estatuto do idoso e saibam dos direitos e deveres das pessoas da melhor idade.

A segunda etapa foi na semana seguinte com a visita dos avós à escola. Essa atividade recebeu o nome de “dia dos avós na escola”. Esse dia é para que os avós possam contar histórias de antigamente ou então façam uma receita da culinária da vovó.

A primeira visita foi no dia 3 de julho, feita pela vovó Laci Kuhn que contou histórias de antigamente e apresentou as crianças fotos da Escola Dona Leopoldina do ano 1959, onde naquele dia nevava e as crianças brincavam de fazer bonecos de neve.

Dia 5 de julho os avôs Simplício e Alice Vergutz estiveram na escola munidos de muitos objetos antigos, como máquina de costura, livros, fotos, quadros, lamparina, entre outros, em que os alunos puderam apreciar além das histórias de antigamente, os objetos da antiguidade.

 

As visitas dos avôs continuarão a partir do retorno do recesso escolar, dia 30. Na oportunidade haverá o chá da vovó que será preparado e servido pelos alunos para as vovós.

O encerramento das atividades do mês dos avós, em virtude das férias, acontecerá no dia 14 de agosto, com a visita da turma do 2º e 3º anos, ao Lar do Idoso São Vicente de Paulo de Não – Me – Toque, momento em que serão entoados cânticos e entregues mimos aos hóspedes daquele estabelecimento.

 

A professora Taís revela que o trabalho é avaliado positivamente por toda a comunidade escolar, pois conseguiu envolver as famílias de forma participativa e cooperativa, que é meta principal da escola na filosofia do programa “A União Faz a Vida”.


Notícias Semelhantes
Lagoa dos Três Cantos/RS
Rua Ervino Petry, 100 - CEP: 99495-000
Telefone: (54) 3392-1083/1084/1085
E-mail: pmltc@lagoa3cantos.rs.gov.br
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:00 às 17:00