15 de setembro de 2011 as 09:53 / Geral

Projeto Estrada para o Futuro foi aberto oficialmente ontem

Na manhã de ontem (14), foi aberto oficialmente o Projeto Estrada para o Futuro – Circuito Alto Jacuí, que está sendo mostrado para a região nesta semana. A solenidade, que contou com a participação de grande número de autoridades e de público, aconteceu na Casa de Cultura Osvaldo Kramer, em Ibirubá, às 09h.

Estiveram presentes na oportunidade o presidente da AMAJA (Associação dos Municípios do Alto Jacuí) e prefeito de Lagoa dos Três Cantos, Ernor Weber; o vice-presidente da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do sul), presidente do Comaja e prefeito de Cruz Alta, Vilson Roberto Bastos dos Santos; o prefeito de Ibirubá, Carlos Jandrey; a diretora do Instituto Federal de Ibirubá, Migaci Trindade, além de representantes dos ministérios do Planejamento, das Comunicações, da Educação e do Desenvolvimento Agrário; do Governo do Estado, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Procergs, Santa Casa, Serpro, Portal Público, Badesul e Coprel.

O presidente da AMAJA, Ernor Weber, em sua manifestação, lembrou a trajetória para se chegar até aqui, deste projeto piloto nacional, que iniciou com contatos em Brasília e depois passou pela assinatura de convênio com a Telebrás, em Lagoa dos Três Cantos, no início do ano, e a reunião com o Ministério do Planejamento, em Porto Alegre. "Este será o primeiro evento do gênero no Brasil e outros acontecerão a partir de agora pela importância da proposta com vistas à Tecnologia da Informação e da Comunicação", disse. O presidente foi além: "É preciso modernizar e agilizar a gestão pública e este é o caminho. Parabéns aos prefeitos que aceitaram o desafio de adotar a tecnologia para melhorar seus trabalhos diversos".

Após houve palestra com Corinto Maffei, do Ministério do Planejamento, que explanou mais sobre o evento. Depois foram apresentados quatro casos de sucesso envolvendo o assunto de quatro municípios brasileiros, sendo dois de Santa Catarina, um do Rio de Janeiro e outro de Minas Gerais.

Depois do almoço iniciaram as oficinas, num total de 86, que estão acontecendo no Campus do Instituto Federal de Ibirubá, nos três turnos dos dias 14, 15 e 16.

O Projeto Estrada para o Futuro tem como objetivo levar conhecimentos e capacidades em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) aos 19 municípios associados da AMAJA (Associação dos Municípios do Alto Jacuí). O evento trouxe as principais novidades na área de Tecnologia de Informação e Software Público relacionados ao ecossistema do software público, à inclusão digital, à modernização da gestão e à implantação de governança de Tecnologia da Informação.