11 de novembro de 2008 as 19:31 / Saúde

Dia mundial do Diabetes

No dia 14 de novembro será comemorado em 132 países o Dia Mundial do Diabetes. Neste dia, todas as cidades que aderirem a esta comemoração, iluminarão os prédios públicos com uma luz azul como símbolo de união pelo controle da glicemia no mundo todo. Lagoa dos três Cantos participará da campanha iluminando o Posto de Saúde e a Prefeitura Municipal e dará orientações sobre os cuidados com o diabetes.

Em Lagoa, além do acompanhamento realizado nos Grupos de Hipertensos, os diabéticos possuem um grupo voltado exclusivamente para os cuidados com a doença. No grupo é realizada avaliação nutricional, verificação da pressão arterial, glicemia de jejum, exames laboratoriais e palestras com a participação de todos os profissionais da equipe de saúde.

O encontro dos grupos é realizado no Clube da Sociedade Recreativa Sempre Unidos toda a terceira terça-feira do mês às 8 horas da manhã, sendo que em novembro o evento será neste dia 18.

Orientações para o Diabetes:

• Faça caminhada, dance, ande de bicicleta, toda atividade física é válida para cuidar da sua saúde;
  • Consuma até 3 frutas por dia em horários diferentes e de preferências com casca e bagaço;
  • Consuma arroz e massa integral;
  • Prefira pão integral;
  • Nada de açúcar! Prefira adoçante.
  • Participe dos grupos de diabéticos;
  • Realize o exame de glicemia pelo menos 1 vez por mês;
  • Prefira carnes magras e leite desnatado;

" Sua saúde é seu maior bem."