17 de agosto de 2008 as 21:53 / Agricultura

Sistema de informação geográfica utilizado na agricultura está sendo testado em Lagoa dos Três Canto

A Emater/RS-Ascar está implementando o uso de tecnologia em seus serviços de extensão rural, por meio da tecnologia de Sistema de Informações Geográficas – SIG. A unidade experimental para esse projeto, na região de Passo Fundo, é o município de Lagoa dos Três Cantos, por meio de uma parceira com a Prefeitura e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O trabalho está sendo desenvolvido juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA – e a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa). O município foi mapeado com imagens de satélite, trabalhadas pelos extensionistas.

“Essa é uma unidade de estudo para verificar a possibilidade e as potencialidades dessa ferramenta para os trabalhos da extensão rural”, explicou o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Rudimar Petter.  Segundo ele, por meio desse Sistema, foi possível mapear o município, com informações georeferenciadas sobre infra-estrutura, áreas de culturas, florestas, propriedades rurais, recursos hídricos, estradas e relevo.

De acordo com Petter, é possível fazer um refinamento de imagens, para acompanhar todo o desenvolvimento das culturas, desde a implantação das lavouras, o desenvolvimento vegetativo, até o momento da colheita, por exemplo. As imagens são capturadas de 60 em 60cm.

Experiências como essa estão sendo feitas em outras regiões do Estado. Se os resultados forem os esperados, esse poderá ser mais um serviço prestado pela Emater/RS-Ascar às Prefeituras. “ Em breve estaremos fazendo imagens como esta do município de Lagoa dos Três Cantos, em todas ar regiões do estado”. Finalizou Rudimar.